Nossa Creche

Trabalhamos com a missão de possibilitar uma excelente qualidade de ensino para crianças, do berçário ao pré-escolar, desenvolvendo e respeitando as características únicas de cada uma. Também é nosso objetivo auxiliar as famílias por meio de uma relação próxima e com serviços que atendam às necessidades da vida moderna.

Essa preocupação diária em oferecer sempre o melhor tem como consequência a satisfação dos pais e responsáveis que confiaram seus filhos à creche, o que torna nosso trabalho mais recompensador.

A família Ipê estará sempre em busca de retribuir essa confiança e de construir a base para um futuro melhor crescendo sempre com vocês.

Na Teoria

A escola é um espaço de construção e reconstrução dos mais diversos “saberes” historicamente acumulados pela humanidade.

Para a construção desse “saber”, buscamos fundamentação teórica em diversos autores, mais detidamente nos fundamentos de Jean Piaget e Vygotsky.

As teorias de Piaget tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos.

Para ele, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam. Baseado nessa teoria, Piaget criou um campo de investigação que denominou “Epistemologia Genética”, isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.

Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena é atingida (sensório-motor; pré-operatório; operatório concreto; operatório formal).

Vygotsky entende ser fundamental na construção do sentido e significados a intenção do sujeito com seus pais, com o professor e com o meio físico e social. Aqui, a fundação do educador seria favorecer a aprendizagem servindo de mediador entre a criança e o mundo.

Para ele, o desenvolvimento humano se dá a partir da relação de troca entre parceiros sociais, dos processos de interação e mediação e, principalmente, das experiências vividas.

Nesse modelo, a criança é reconhecida como ser pensante, capaz de vincular sua ação à representação do mundo que constitui sua cultura, sendo a escola um espaço e um tempo em que esse processo é vivenciado e a aprendizagem envolve diretamente a interação entre os sujeitos.

Na Prática

Acreditamos que a parceria entre família e escola é essencial para atingir os objetivos educativos.

Porém, é primordial que a construção dessa parceria esteja fundamentada no consenso sobre a nossa filosofia.

Esse é o início da vida educacional, o momento em que a criança começa a estabelecer a sua relação com o conhecimento.

Educar, para a Creche Ipê, significa propiciar situações de brincadeiras e aprendizagens, orientadas de forma íntegra e segura, promovendo uma formação saudável e tranquila.

Trabalhamos a construção do pensamento. Acreditamos que, por meio da experimentação, das experiências vividas, a criança vai se tornando um ser único, individual e capaz de interagir como um ser social.

Em nosso espaço, o aprender está ligado ao bem-estar físico e emocional da criança.

O brincar é peça fundamental no processo de aprendizagem e crescimento. Dessa forma, a criança é entendida, cuidada e estimulada a partir de sua própria individualidade.